Pular para o conteúdo principal

Resenha: Bunker - Diário da Agonia | Kevin Brooks

Oiii genteee!!! Tudo bem com vocês?


Hoje a resenha é sobre um livro distópico muito bom e diferente de tudo que eu estava acostumada a ler, Bunker - Diário da agonia do Kevin Brooks, me surpreendeu muito, e é sobre ele que falarei!

Título: Bunker - Diário da agonia
Autor: Kevin Brooks
Editora: Plataforma21
Páginas: 272
Ano: 2015
Idioma: Português
"Seis pessoas capturadas e trancafiadas em um bunker, sem contato algum com o exterior. Seis vidas, seis personalidades que poderiam jamais se cruzar, passam a coabitar o mesmo espaço. Linus, um adolescente de 16 anos; Jenny, uma menina de 9 anos; Fred, um dependente químico; Anja, uma mulher elegante e atraente de aproximadamente 30 anos; William Bird, um executivo de 38 anos e Russell Lansing, um físico de 70 anos com a saúde debilitada. Câmeras e microfones registram qualquer movimento das seis vítimas. Não há portas nem janelas. Mas quem os observa? Por que eles foram os escolhidos? É através do olhar de Linus, o primeiro capturado, que adentramos esse lugar. Os registros em seu diário delineiam a perturbadora arquitetura do bunker – espaço intransponível em que a humanidade é colocada à prova, numa espécie de voyeurismo sádico, bárbaro e impiedoso."
"Bunker - Diário da agonia" é um livro narrado por Linus, um jovem de 16 anos, que mora nas ruas, depois de abandonar a vida boa que tinha. Ele nos conta detalhes de como foi capturado e preso em um bunker, e ainda, narra toda a rotina de monotonia e muitas vezes de tortura que vive ali.

Junto com mais cinco personagens de diferentes personalidades, vamos descobrindo como os seres humanos se comportam em determinadas situações, como todos se "transformam" em animais quando enfrentam medos, dores, fome, frio e muitas outras coisas que o sequestrador faz com que cada um deles passe durante meses. 

A proposta deste livro é bem diferente do que estou acostumada a ler, pois a narrativa é feita em forma de diário, e todos os acontecimentos ali no bunker, apesar de parecerem óbvios, me surpreenderam a todo momento, já que o autor faz com que seus personagens cheguem nos seus limites, sempre apresentando desafios e obstáculos que eles precisam vencer para continuar vivos.

Confesso que demorei um pouco para ler este livro, por conta da correria e rotina de estudos, porém é um livro que da para ler em um dia, por te prender na história, em certas partes você simplesmente quer terminar e saber tudo que está acontecendo. Mas em contrapartida, há partes bem cansativas na minha opinião, como quando o Linus, deixa de contar o que está se passando no bunker e começa a contar sobre a família dele. Tudo bem que algumas coisas foram interessantes, porém a maior parte delas, desnecessárias.

Eu gostei do final, apesar dele ter me feito embrulhar o estômago, e ter me deixado com uma sensação de que eu realmente queria uma explicação decente sobre o sequestrador, quem sabe uma segunda parte no livro com a visão dele, ou talvez um segundo livro, narrando tudo o que aconteceu, mas no ponto de vista dele, como ele pensa e o que o levou a fazer tudo que fez. Mas isso não tira o mérito do autor de ter feito um final coerente com a história. Já que hoje em dia, vemos muitos finais péssimos, porque o autor queria vender mais um livro.

Eu super indico esse livro a todos e creio que devem lê-lo, pois nos mostra até onde o ser humano é capaz de chegar, em vários sentidos, sem se tornar uma história chata e cansativa.

Quero aproveitar e agradecer ao meu professor Paulo Stipp, que fez a indicação deste em sala de aula, valeu muito a pena ler!

Um grande beijo, K. R. G.

Twitter: https://twitter.com/Capa_Literaria
Snapchat: kah_giraldi
G-mail: capaliteraria.blog@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA: Nada dura para sempre | Sidney Sheldon

Oiii genteee!!! Tudo bem com vocês? Hoje irei fazer a resenha do livro "Nada dura para sempre", do autor Sidney Sheldon, e já posso adiantar que amei, vale muito a pena conferir! Clique aqui para ver mais resenhas deste autor. Este foi o segundo livro do Sidney Sheldon que eu li, e como o primeiro, gostei bastante da história, da construção das personagens, das críticas sociais (que são várias), e principalmente, o autor fechou todos os "nós" soltos durante a narrativa. A história se inicia em um tribunal do juri nos Estados Unidos, no qual uma médica está sendo julgada por ter feito uma eutanásia em um paciente de câncer terminal, que deixou um milhão de dólares para ela em seu testamento (alterado um dia antes de sua morte, e excluindo sua família do mesmo). O promotor do caso, pede a pena de morte da médica, enquanto a mesma, admite ter feito tal ato, porém, afirma ter feito por misericórdia, sem saber do testamento e do dinheiro deixado para ela....

Resenha: Dos Delitos e Das Penas | Cesare Beccaria

Oiii genteee!!! Tudo bem com vocês? Hoje o livro abordado, é considerado muito importante para o direito, inclusive o autor, também  considerado o principal representante do iluminismo penal, "Dos delitos e das penas", de Cesare Beccaria. Título: Dos delitos e das penas Autor: Cesare Beccaria Páginas: 128 Editora: Edipro Edição: 2ª Ano: 2015 Idioma: Português "Desde a sua primeira edição, em 1764, 'Dos Delitos e das Penas' provocou (e continua provocando) as mais intensas polêmicas, devido principalmente ao seu embasamento francamente humanista. Os temas aqui discutidos - pena de morte, acusações secretas, prisão, torturas, roubo, contrabando, entre outros - continuam despertando o interesse de profissionais, pesquisadores e estudiosos, tornando esta obra, hoje clássica, uma permanente e profícua fonte de inspiração e reflexão para todos os que se preocupam com os Direitos Humanos. A presente obra constitui-se num tratado que impulsionou grandes mod...

Resenha: O Príncipe | Nicolau Maquiavel

Oiii genteee!!! Tudo bem com vocês? Hoje o livro abordado, é um clássico de Nicolau Maquiavel, "O príncipe", por isso, está será uma resenha diferente das demais. Fiz uma resenha mais detalhada e extensa do livro, abordando os primeiros capítulos, espero que gostem! No primeiro capítulo Maquiavel já começa apresentando alguns conceitos, como o que diz que todo Estado que exerce poder sobre um povo ou é república ou principado, e explica ainda que existem dois tipos de principados: Hereditário ou nascente, citando exemplos de cada um. Diz que podem haver dois tipos de conquistas, a feita através da fortuna ou por mrito, que chama de virtu. Maquiavel informa que não falará sobre a república, pois já fez isso em outro lugar. Então começa a falar dos principados, especialmente dos hereditários, afirmando que é menor as dificuldades de conservar um, se já está arraigado o sangue daquela família, pois para perder o poder, o príncipe terá que ser malvisto pelos súdit...