Pular para o conteúdo principal

Resenha: Capitães de Areia - Jorge Amado

Oiii genteee!!! Eu sou uma fiel leitora, e esse é meu Blog!!!

Hoje vou falar de um clássico brasileiro, publicado em 1937 e que teve sua primeira edição queimada em praça pública em Salvador, por autoridades da ditadura, e sua segunda edição, publicada em 1944, entrou para a história brasileira: "Capitães de Areia", de Jorge Amado. 

Ficha Técnica:

Título: Capitães de Areia
Autor: Jorge Amado
Páginas: 288
Editora: Companhia de Bolso
Assunto: Romance
Idioma: Português

"Capitães da Areia, a história crua e comovente de meninos pobres que moram num trapiche em Salvador e clássico absoluto dos livros sobre a infância abandonada, assombrou e encantou várias gerações de leitores e permanece hoje tão atual quanto na época em que foi escrito. "


"Capitães de Areia" é um romance modernista da segunda fase no Brasil, neomodernismo, ou simplesmente romance de 30, onde a história se passa no Nordeste, na cidade de Salvador, escrito por Jorge Amado em meio a muitos conflitos existentes no Brasil e no mundo.

É um livro que começa narrando cartas escritas para o jornal da cidade, por algumas pessoas, como um delegado, vítimas de um assalto, um padre, uma mãe e um diretor de um colégio interno que recupera jovens, cartas estas, escritas decorrentes de um assalto realizado pelos "Capitães de Areia", crianças e jovens de Salvador, moradores de rua, sem casa, sem família, sem nenhum tipo de ajuda da comunidade, que sobrevivem pelos assaltos que cometem na cidade, que além disso, causam um certo terror na população, pela violência que praticam durante esses assaltos.

No livro vemos diferentes pontos de vista dessa mesma realidade, além de conhecer melhor a realidade dessas crianças, vendo os horrores que passam e que fazem, como a sociedade tem uma imagem distorcida deles, e que há algumas exceções que tentam de alguma forma ajudá-los.

Com este livro podemos ver vários aspectos sociais presentes até nos dias de como, como o abandono de menores, a violência, a criminalidade e a discriminação, ou seja, apesar de ter sido escrito na década de 30, o tema ainda é muito atual, e está bem longe de ser resolvido. 

Apesar de ser um livro clássico, nordestino, não é um livro difícil de se ler, muito pelo contrário, achei que é um livro que lemos rápido, super interessante, então recomendo muito, principalmente para quem vai prestar vestibulares, mas é um livro que todos deveriam ler!!!

Um grande beijo, K.R.G.  

G-mail: capaliteraria.blog@gmail.com

Onde comprar:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTEÚDO NO INSTAGRAM

Oii genteeee!!! Tudo bem com vocês? Faz tempo que não apareço por aqui, mas este post é para vocês entenderem melhor ESSA NOVA FASE DO BLOG! Estou com muitos projetos em mente, um deles já está sendo realizado no Instagram @capaliteraria , pois lá está tendo VÍDEO TODA QUARTA-FEIRA, 11H, então todo o conteúdo (resenhas, dicas e etc), que antes era postado aqui, agora é postado lá, de forma mais dinâmica, com a finalidade de alcançar ainda mais pessoas! Além dos vídeos, estou com o projeto de postar no @capaliteraria , uma frase por dia, para inspirar, animar e motivar pessoas, pois acredito que positividade atrai positividade, por isso, quero proporcionar estes pequenos momentos de reflexão, e é claro, sempre com frases de livros e autores que eu gosto muito! Muitos projetos pessoais de leituras estão por vir, desta forma, irei compartilhar TUDO com vocês lá no instagram, pois acredito que dessa forma, poderemos ter um maior contato e troca de experiências, que afinal

Lista de livros que li em 6 meses | Junho/2020

Oiii genteee!!! Tudo bem com vocês? Segue abaixo a lista de livros que li de janeiro até junho de 2020. Clique aqui para ver a lista. Um grande beijo,  K. R. G. Instagram:  https://www.picuki.com/profile/capaliteraria Facebook:  https://www.facebook.com/BlogCapaLiteraria/ Twitter:  https://twitter.com/Capa_Literaria ; G-mail:  capaliteraria.blog@gmail.com

RESENHA: Nada dura para sempre | Sidney Sheldon

Oiii genteee!!! Tudo bem com vocês? Hoje irei fazer a resenha do livro "Nada dura para sempre", do autor Sidney Sheldon, e já posso adiantar que amei, vale muito a pena conferir! Clique aqui para ver mais resenhas deste autor. Este foi o segundo livro do Sidney Sheldon que eu li, e como o primeiro, gostei bastante da história, da construção das personagens, das críticas sociais (que são várias), e principalmente, o autor fechou todos os "nós" soltos durante a narrativa. A história se inicia em um tribunal do juri nos Estados Unidos, no qual uma médica está sendo julgada por ter feito uma eutanásia em um paciente de câncer terminal, que deixou um milhão de dólares para ela em seu testamento (alterado um dia antes de sua morte, e excluindo sua família do mesmo). O promotor do caso, pede a pena de morte da médica, enquanto a mesma, admite ter feito tal ato, porém, afirma ter feito por misericórdia, sem saber do testamento e do dinheiro deixado para ela.